Início Pindamonhangaba Defesa Civil de Pinda passa a fazer parte da Secretaria de Segurança...

Defesa Civil de Pinda passa a fazer parte da Secretaria de Segurança Pública

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba tornou o Departamento de Defesa Civil uma das pastas que integram a Secretaria de Segurança Pública. O objetivo é integrar os dados e fazer com que o cidadão de Pindamonhangaba esteja cada vez mais protegido.

De acordo com a Defesa Civil, atualmente há novas atribuições à pasta: prevenção e gestão de risco. Em casos de prevenção, é papel da Defesa Civil promover capacitações da equipe, elaborar simulações junto ao Corpo de Bombeiros, além de definir as áreas de maior risco e aperfeiçoar a legislação local – disciplinar as obras que ocorrem no município para que não ocorram em áreas de risco.

A Defesa Civil pode ser chamada em casos de quedas de barreiras, queda de árvores que não estiverem sob fiação de rede elétrica e também em apoio ao Corpo de Bombeiros em incêndios de mata. O munícipe pode acionar a Defesa pelo 199 até às 22 horas, ou Corpo de Bombeiros 193 que poderá acioná-la.

O Departamento de Defesa Civil está passando por uma fase de reestruturação dentro da sede da Secretaria de Segurança Pública, a fim de fazer com que todo o maquinário, ramal de atendimento e central de operações estejam centralizados na sede. Para o verão, período em que há maior número de ocorrências, o serviço está intensificado com duas turmas nas escalas das 7 às 22 horas para atendimento.

Segundo o diretor de Defesa Civil, o engenheiro civil, Josué Bondioli, a Defesa pode ser acionada em caso de árvores que já caíram ou que apresentem risco iminente, em que pode ser observada por leigos. Nestes casos, a informação deve ser levada até o Departamento de Meio Ambiente, que irá elaborar um laudo e enviar para a Defesa Civil para que execute o serviço.

Ainda no início deste ano, a Defesa Civil de Pindamonhangaba já registra casos de acionamento por queda de árvores que estão sendo contabilizados na “Operação Verão”.

“A Defesa Civil iniciou a elaboração da Comdec (Comissão Municipal de Defesa Civil), em que está sendo pensada uma gestão integrada através de cooperação integrada relacionada a atribuição específica de cada secretaria, visando o atendimento humanizado à população através do apoio integrado das áreas sociais, saúde, segurança, logística e serviços municipais”, explica o diretor Josué.

Cuidados para dias de tempestades

Em casos de deslizamentos, ao ouvir barulhos de árvores caindo e paredes rachando, saia da casa, avise os vizinhos e contate os órgãos responsáveis.

Em dias de raios e trovoadas:

Evite sair de casa,

Não retire ou coloque roupas em varais de arames,

Não manipule materiais inflamáveis em locais abertos,

Não use telefone,

Não fique embaixo de árvores,

Em casa, não fique perto de janelas e portas.

Mantenha distância de estruturas altas e com pontas como árvores e postes

Fique longe de cercas de arame, varais de metal, trilhos, linhas telefônicas e de energia elétrica.

Publicidade