Início Cidades 40º Feste termina no domingo em Pindamonhangaba

40º Feste termina no domingo em Pindamonhangaba

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

O 40º Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba – Feste, entra em sua reta final. Até seu encerramento, no domingo (25), mais seis espetáculos serão apresentados, gratuitamente, no Teatro Galpão, Parque da Cidade e Bosque da Princesa – lembrando que, para os espetáculos no Teatro, é necessário retirar o ingresso uma hora antes da apresentação, na bilheteria.

Até seu encerramento, o festival terá comédia gestual, teatro de rua, infantil e drama. A cerimônia de premiação será no domingo (25), a partir das 20 horas. Na ocasião, haverá uma homenagem ao idealizador do Feste, na década de 70, o Prof. Diógenes Chiaradia Feliciano e, na sequência, fechando o evento, a apresentação do espetáculo convidado “Estado de Sítio”, com a Cia Teatral Controvérsias, de Pindamonhangaba.

O Feste reúne espetáculos de diversos estados brasileiros, com histórias emocionantes, engraçadas, dramáticas, e temas atuais nas mais diferentes linguagens cênicas. O evento é uma realização da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Cultura, e a programação completa, com as sinopses dos espetáculos, pode ser conferida no site www.pindamonhangaba.sp.gov.br.

Histórico do Festival

Em 1974, o prof. Diógenes Chiaradia Feliciano criou o Grupo Teatral São Francisco. Com este grupo, realizou diversas apresentações no Salão Paroquial e, ainda em 1974, realizou na AA Ferroviária o festival de teatro, que ganhou o nome de Feste – que hoje é o nosso Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba.

Nos anos seguintes, Diógenes deparou-se com muitas dificuldades para prosseguir com o Festival. Mas a sua tenacidade foi conquistando a colaboração de seu grupo e comovendo alguns empresários, que foram cedendo o uso de seus espaços, possibilitando as apresentações.

Em 1975, o Festival aconteceu novamente no Salão Paroquial, em outubro, com nome grupos participantes, tendo sido necessário o processo de seleção dos espetáculos, devido ao grande número de inscritos. Em 1976, foi realizado no então Cine São José. Em 1977, o Festival começou a ser realizado no Clube Literário e Recreativo, ali permanecendo até o ano 2000.

Em 1980, a Prefeitura de Pindamonhangaba assumiu a realização do Feste, por meio do Departamento de Cultura, que passou a organizar a coordenar o festival. Em 1982, 1986, 2010 e 2016 não foram realizados por falta de recursos.

Dia 23/11 – Sexta-feira

Fulano & Sicrano

Etc e Tal – Rio de Janeiro – RJ

Horário: 20 horas

Local: Teatro Galpão

Classificação: 12 anos

Gênero: Comédia Gestual

Traz para o teatro adulto o humor e a linguagem dos quadrinhos e da animação, colocando no palco o humor inusitado que é retirado de diversas situações. Cenas escolhidas do cotidiano e impregnadas de uma linguagem particular. Os atores se revezam em diferentes fulanos e sicranos elaborando na cena a característica mais forte do ETC E TAL, a precisão da linguagem gestual em sintonia com a comédia popular.

Dia 24/11 – Sábado

Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro

O Buraco d’Oráculo – São Paulo – SP

Horário: 10 horas

Local: Parque da Cidade

Classificação: 14 anos

Gênero: Teatro de Rua

É uma intervenção teatral que utiliza a poesia como forma dramatúrgica. Utilizando imagens, gestos, canções e palavras para completar um todo, o Buraco d`Oráculo leva a cena um recorte de poemas por meio de cenas fragmentadas que transitam entre o cômico e o dramático com leveza poética e também de forma contundente tocando em temas do nosso cotidiano.

Dia 24/11 – Sábado

Máquina de Brasilidades

Grupo Clawnbaret – São Paulo/SP

Horário: 17 horas

Local: Bosque da Princesa

Classificação: livre

Trazido pela parceria com o SESCOOP. A Máquina de Brasilidades sorteia e apresenta temas da cultura brasileira! Funciona somente quando acionada pelo público! Quer saber o que vai acontecer? PUXE A ALAVANCA…

Dia 24/11 – Sábado

A Receita

NAC – Núcleo de Artes Cênicas Sesi 2017 – São José dos Campos/SP

Horário: 20 horas

Local: Teatro Galpão

Classificação:16 anos

Gênero: Drama

A Receita abre as portas para o encontro de realidades culturais e sociais opostas, colocando em contato um médico recém-formado e um universo de miséria. O choque cultural acentua-se quando a família projeta o Médico como o grande salvador: o filho mais velho, arrimo de família, está com a perna gangrenando devido a um espinho no pé e percebe que tudo e todos estão gangrenando.

Dia 25/11 – Domingo

A Bruxinha

Cia Truks – São Paulo/SP

Horário: 16 horas

Local: Bosque da Princesa

Classificação: livre

Gênero: infantil

A Bruxinha faz ao público um convite à imaginação e ao desenvolvimento da criatividade. A personagem gráfica da premiada autora e ilustradora Eva Furnari ganha corpo – e alma – de bonecos, e leva para os palcos toda a sua graça e inusitado senso de humor.

Dia 25/11 – Domingo

Estado de Sítio

Cia Teatral Controvérsias – Pindamonhangaba/SP

Horário: 20 horas

Local: Teatro Galpão

Classificação: 16 anos

Gênero: Drama

Após os maus presságios pela passagem de um cometa, uma pequena cidade passa a ser governada pela Peste, que, usurpando o poder de uma líder inerte, instaura o Estado de Sítio e cria um regime ditador, esvaziado de sentido e dominado pelo medo. A vida dos cidadãos é submetida ao império da Peste e de sua Secretária, de modo que o sofrimento e o desespero se tornam banais.