Início Destaque Monteiro Lobato realiza Simulado de Abandono Emergencial de Área de Inundação

Monteiro Lobato realiza Simulado de Abandono Emergencial de Área de Inundação

Rio Buquira- Local do simulado (Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A cidade de Monteiro Lobato, sediará no dia 24 de novembro (sábado), às 10h, o I Simulado de Abandono Emergencial de Área de Inundação, com a participação do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e representantes da Defesa Civil de todo o Vale do Paraíba. Trata-se de uma ação de extrema importância para garantir a segurança dos moradores em situações de risco, como alagamentos e abandono de residências.

O local: A simulação da situação de risco ocorrerá no Jardim Iracema, área central de Monteiro Lobato. O local, com aproximadamente 50 residências, está às margens do Rio Buquira e possui um histórico de problemas ocasionados por enchentes nos períodos chuvosos. Em Janeiro de 2018, a área foi alagada e os residentes tiveram que abandonar as casas. O treinamento servirá para orientar a população sobre as medidas corretas de prevenção e segurança, como também, preparar os membros da Defesa Civil local, voluntários e representantes do Poder Público nas ações de atendimento aos cidadãos.

Rio Buquira (Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

Como vai ocorrer? A Simulação será conduzida como se fosse uma situação real de inundação. Serão utilizados procedimentos de salva vidas no Rio Buquira e atendimento de resgate. Desta forma, os moradores da área de risco serão conduzidos pelos agentes da Defesa Civil para um abrigo organizado na escola estadual do município. As famílias serão orientadas a levar objetos de extrema necessidade: (documentos e peças básicas de roupas). Além dos animais de estimação. Na escola, ocorrerá o acolhimento das famílias com alimentação, atividades recreativas e ações de conscientização.

Importância da ação: Para o comandante do Corpo de Bombeiros e coordenador regional da Defesa Civil do Estado de São Paulo, capitão PM Antônio Carlos Bernardes, a ação é de extrema importância para o fortalecimento da cultura de prevenção, focada na redução de riscos de desastres e danos ao bem-estar humano: “Todos nós lidamos com vidas. Quanto mais preparados estivermos, menos danos nós teremos”, disse o comandante que será responsável pelo treinamento no município lobatense, juntamente com o apoio do coordenador regional Adjunto da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Wander Vieira.

Cidades Resilientes: Além de possibilitar medidas de segurança em situações de risco, o treinamento também está alinhado com o movimento “Construindo Cidades Resilientes” que foi lançada internacionalmente em 2010, pelas Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres – UNISDR/ONU.

SERVIÇO:

I Simulado de Abandono Emergencial de Área de Inundação

Dia 24 de novembro (sábado), às 10h
Jardim Iracema – Monteiro Lobato-SP

Publicidade