Início Pindamonhangaba Pinda realiza Crossfit Inclusivo em ação do Agosto Laranja

Pinda realiza Crossfit Inclusivo em ação do Agosto Laranja

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

No mês de conscientização da esclerose múltipla, a Prefeitura de Pindamonhangaba realiza duas ações abertas à população: o Crossfit Inclusivo e uma palestra educativa.

A idealizadora do evento, Valéria da Silva Carvalho, que é paciente de EM, explica que a iniciativa é importante pois o diagnóstico precoce desta doença é fundamental para uma melhor qualidade de vida dos pacientes. “Por ter sintomas muito parecidos com outras enfermidades, a esclerose múltipla não tem um diagnóstico simples. Por este motivo precisamos chamar a atenção das pessoas e dos agentes de saúde para conhecerem mais sobre o assunto”, destacou.

O Crossfit Inclusivo será realizado no dia 26 de agosto, a partir das 9 horas, no Parque da Cidade. O evento tem parceria com a Academia Tayoba, que conta com turmas de crossfit voltadas para pessoas com necessidades especiais, como pacientes de esclerose múltipla. Na ocasião, haverá também a presença de instituições ligadas ao tema, com ações de conscientização e explicação sobre o diagnóstico da doença. A Semelp – Secretaria Municipal de Esportes e Lazer – também estará presente no evento.

A Esclerose Múltipla é a doença autoimune, do sistema nervoso central, que mais acomete jovens adultos no mundo inteiro. Não se sabe o que causa a EM, e ainda não há cura para ela, mas já existem diversos tratamentos eficazes para a doença. Dentre seus principais sintomas estão: fadiga, problemas de visão (diplopia, neurite óptica, embaçamento), problemas motores (perda de força ou função; perda de equilíbrio), alterações sensoriais (formigamentos, sensação de queimação). A especialidade médica que diagnostica e trata a EM é a neurologia.

No dia 30 de agosto comemora-se o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla desde 2006. Por isso, nesta data, a Prefeitura vai realizar uma palestra educativa sobre EM, com o dr. Ronaldo Abraham, voltada para agentes de saúde e interessados no assunto. Será no auditório da Prefeitura, às 8h30, com entrada gratuita.