Na busca por investimentos para a área ambiental de Lorena, em especial para o Parque Ecológico do Taboão, a Secretaria de Meio Ambiente vem trabalhando para efetivação do projeto “Recuperação da Nascente do Parque Ecológico do Taboão”, em parceria com a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP).
O projeto visa o plantio de 19.437 mudas de espécies nativas em 19 hectares de área de manancial hídrico, juntamente com a realização de ações de Educação Ambiental voltadas para estudantes da educação básica, por meio de oficinas, e frequentadores do parque.
Para viabilidade e assinatura de contrato, a Secretaria de Meio Ambiente aguarda somente a avaliação final do agente financeiro do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), cujo objetivo é dar aporte à Política Estadual de Recursos Hídricos, por meio de financiamento de programas e ações na área de recursos hídricos. O projeto já passou pela análise do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS), em Taubaté, e pelos agentes técnicos do próprio FEHIDRO, em São Paulo.
A “Recuperação da Nascente do Parque Ecológico do Taboão” vai beneficiar diretamente os frequentadores do Parque Ecológico do Taboão, com informação e serviços locais promovidos pela floresta implantada, como melhoria da qualidade e quantidade de água, melhoria do microclima local, abrigo e proteção da avifauna e recuperação da paisagem.