Início Jacareí Prefeitura de Jacareí abre licitação para implantação do COI

Prefeitura de Jacareí abre licitação para implantação do COI

Jacareí
Publicidade

A Prefeitura de Jacareí iniciou o processo licitatório para a implantação do COI (Centro de Operações Integradas), sistema de videomonitoramento que visa auxiliar na segurança da cidade. O edital completo para aquisição dos equipamentos foi publicado no Boletim Oficial 1201 na sexta-feira, (6) e está disponível no site www.jacarei.sp.gov.br.

O sistema deverá funcionar com 116 câmeras, posicionadas em pontos estratégicos, como os acessos à cidade. Além de 8 câmeras fixas, serão instaladas 86 do tipo Speed Dome, com tecnologia de zoom o que permite grande capacidade de alcance com nitidez dos objetos mesmo à distância e movimentos panorâmicos. E mais 22 câmeras com tecnologia OCR (Optical Character Recognition, que em português, pode ser traduzido como Reconhecimento Óptico de Caracteres) vai auxiliar na identificação de placas de veículos, mediante um convênio já firmado com a Secretaria de Segurança do Estado SP, permitirá acesso imediato ao banco de dados das polícias estaduais. O sistema será de responsabilidade das secretarias de Segurança e Defesa do Cidadão e Mobilidade Urbana, mas integrado à polícias Militar e Civil.

As imagens capturadas, além de ser compartilhadas com as polícias Militar e Civil, contarão com transmissão imediata para tablets que guarnecerão as viaturas da Guarda Civil e a Diretoria de Trânsito.

Na avaliação do secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Paulo Henrique Domingues, o sistema de videomonitoramento é importante não só no combate à criminalidade mas também em ações preventivas. “Além de ser um reforço para melhorar a segurança pública da cidade, esse equipamento vai auxiliar em ações preventivas e corretivas que envolvam a mobilidade urbana, como acidentes de trânsito, congestionamentos e aglomerações”, avalia o secretário.

Além das câmeras, para a instalação do sistema serão adquiridos 68 km de cabos de fibra ótica, que futuramente poderão ser utilizados para integrar outros serviços de tecnologia digital em escolas e unidades de saúde, por exemplo.

A previsão é que o COI esteja em operação até o final de 2019, considerando o tempo para a realização do processo licitatório e para o treinamento dos servidores que vão operar o sistema.

Apresentação – Em abril deste ano, a Prefeitura de Jacareí promoveu uma consulta pública com o objetivo de apresentar o COI (Centro de Operações Integradas) à população. Na ocasião, os detalhes de como vai funcionar o sistema foram apresentados pelos secretários de Segurança e Defesa do Cidadão, Paulo Henrique Domingues, e de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes. Na sequência, o público teve a oportunidade de fazer questionamentos e sugestões a respeito do projeto.

Publicidade