Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba terá atendimento de emergência especializado para gestantes

Pindamonhangaba terá atendimento de emergência especializado para gestantes

Assinatura do novo convênio foi realizada na segunda-feira (26). Foto: Divulgação
Publicidade

Nos próximos dias, Pindamonhangaba terá o Pronto-Socorro de Ginecologia e Obstetrícia, voltado exclusivamente para as gestantes assistidas pela Rede Municipal de Saúde da cidade. O serviço segue a proposta do prefeito Isael Domingues para a humanização no atendimento na Saúde e acolhimento das gestantes, nesta fase tão especial de suas vidas.

De acordo com a secretária de Saúde, Valéria dos Santos, o “Pronto-Socorro da Gestante” está sendo criado para dar uma atenção especial às grávidas. “Nossa intenção é proporcionar um espaço adequado para o atendimento das gestantes, para que elas não precisem ir até o pronto-socorro convencional, onde podem estar sujeitas a infecções, por exemplo”, explicou. “No Pronto-Socorro da Gestante, haverá atendimento especializado e, por isso, mais agilidade, o que faz a diferença para salvarmos vidas dos bebês e das grávidas”.

O “Pronto-Socorro da Gestante” também é o espaço adequado para o atendimento de recém-nascidos com até 28 dias de vida, evitando também que essas crianças precisem passar pelo PS convencional, caso apresentem algum problema de saúde.

A proposta da Prefeitura é que o “Pronto-Socorro da Gestante” seja inaugurado, no máximo em 30 dias.

O Pronto-Socorro de Ginecologia e Obstetrícia será implantado na Santa Casa de Misericórdia, que apresenta, no mesmo espaço, a maternidade referência da cidade e a UTI neonatal. O “Pronto-Socorro da Gestante” estará preparado para atendimento de urgência e emergência 24 horas por dia, sete dias por semana, com ginecologista de plantão e retaguarda de pediatria e do médico da UTI neonatal.

A assinatura do novo convênio entre a Prefeitura e a Santa Casa para a implantação do “Pronto-Socorro da Gestante” foi realizada na última segunda-feira (26), no gabinete do prefeito Isael Domingues, com a presença dos representantes da Santa Casa, da Secretaria de Saúde da Prefeitura, do Comus e da comissão de Saúde da Câmara Municipal. “Esse espaço para atendimento exclusivo das gestantes era uma proposta que vinha desde o início de nossa gestão e vai somar aos nossos projetos de humanização na Saúde. Com o novo pronto-socorro específico para as grávidas e recém-nascidos, organizaremos o atendimento e, com certeza, salvaremos muitas vidas”, destacou o prefeito.

Publicidade